TERCEIRO PROGRAMA

O terceiro programa vem com tudo e já estamos incluindo os pedidos recebidos pelos ouvintes. tudo bem que não é Hey do Pixies, mas chegamos lá logo, logo.
O programa de hoje está bem legal. Ouve aí e não esquece de deixar tua sugestão para os próximos.

Pixies – Here comes your man
A banda foi formada em Boston, Massachusetts, no começo de 1986 por Charles Thompson – que depois mudaria seu nome para Black Francis – nos vocais e guitarra base, e também por seu companheiro de quarto na universidade, Joey Santiago, na guitarra solo. O baixista Kim Deal veio a partir de um anúncio nos classificados e o baterista David Lovering que era seu amigo. A banda, antes restrita ao underground americano, começou a chamar a atenção da imprensa em 1988, e o LP Surfer Rosa foi considerado o álbum do ano por boa parte da crítica musical. Após uma turnê elogiada, o conjunto gravou Doolittle, seu disco de maior sucesso de público e crítica; de quebra, uma das canções ainda conseguiu ser um hit radiofônico: "Here Comes Your Man".Junto com o sucesso chegaram as primeiras brigas internas, que dois anos mais tarde selariam o primeiro fim dos Pixies. Ainda assim, em 1990 o quarteto lançou Bossanova, que atingiu o terceiro lugar nas paradas britânicas, demonstrando que, apesar da repercussão modesta no seu país de origem, os Pixies eram mais queridos na Europa. Após uma carreira muito prestigiada pelo público indie, a banda acabou (novamente) oficialmente em 1992, devido à 'diferenças musicais' entre Kim e Frank, voltando para uma turnê mundial em 2004, tocaram pela 1ª vez no Brasil no Curitiba Pop Festival em 2004 e dissolveram a banda (como assim? de novo???) por divergências entre Kim e Black.Em 2006, foi lançado o documentário LoudQUIETloud: A film about the Pixies, dos diretores Steven Cantor e Mathew Galkin, narrando a história da banda.

Da Guedes – Batmacumba
O grupo foi formado em 1993, no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre, mais especificamente na Rua Guedes da Luz, daí o nome Son of Guedes, em português: Filhos da Guedes, ou simplesmente Da Guedes. No início o grupo era formado por Baze, Nitro Di e Negro X nos vocais, pelo DJ Dee Lay nos scratches e por César "O Padeiro", na percussão. Em 2002, Nitro Di sai do grupo, para seguir carreira solo, e no lugar dele Gibbs entra no grupo. Em 2004, o grupo ganhou o Prêmio Hutúz de Melhor Grupo de 2004.

Adele – Right as Rain
Adele Laurie Blue Adkins, mais conhecida simplesmente como Adele, é uma cantora inglesa de soul e jazz que impressionou a imprensa inglesa e o mundo com a sua qualidade de voz. Já no ínício de 2008 alcançou as primeiras posições nas paradas européias com sua música e foi indicada como a nova Amy Winehouse.

Fernanda Takai – Debaixo dos Caracóis dos seus cabelos
Sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda "Data Vênia", onde permaneceu de 1998 até ao fim do grupo em 1992. Na banda "Fernanda e 3 do Povo", assim como em "Data Vênia", não lançou nenhum disco e não alcançou repercussão. Entrou em 1991 para a banda "Sustados por 1 Gesto", que veio a ser o embrião do Pato Fu.No Pato Fu, Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior e em 2001, Takai entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, realizada pela revista Time. A mesma revista realizou uma outra lista com as melhores bandas do planeta, onde o Pato Fu foi incluído ao lado de outros grupos, como Radiohead, U2 e Portishead.

Led Zeppelin – Dyer Maker
Um dos grupo mais populares na década de 1970 e da história do rock. Célebre pela sua inovação e por ser um dos criadores do heavy metal, a banda também incorporou elementos de gêneros como rockabilly, reggae, soul, funk, jazz, entre outros.
Seus álbuns venderam mais de 300 milhões cópias em todo o mundo, (incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos). Foram também os únicos a colocar todos os seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que colocou fim da banda, o Led Zeppelin reuniu-se em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985 quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres. A banda é presença confirmada na programação da Pop Rock. Ouve aí o som e confere outras músicas no my space e no you tube.

Vampire Weekend – A-Punk
A banda ganhou atenção devido a uma variedade de blogs, como o Stereogum. Influenciada pela música popular africana e a música ocidental clássica, descrevendo seu gênero como "Upper West Side Soweto", tocando músicas como "Cape Cod Kwassa Kwassa".Os membros da banda se conheceram enquanto frequentavam a universidade (Columbia University). Eles próprios produziram seu primeiro álbum depois de se formarem, enquanto faziam muitos trabalhos simultaneamente.Em 2007, o terceiro single da banda, "Cape Cod Kwassa Kwassa", foi o 67º colocado na lista de 100 melhores músicas do ano da Rolling Stone, e em Novembro, eles viajaram para o Reino Unido com os The Shins. Nesse mesmo ano foram eleitos "A melhor nova banda do ano" pela Spin

N.A.S.A. feat David Byrne – Money

The Clash – Rock the Casbah
Formado originalmente por John Mellor - vulgo Joe Strummer - (vocais, guitarra rítmica), Mick Jones (vocais, guitarra), Paul Simonon (baixo e vocais), Keith Levene (guitarra guia) e Terry Chimes - creditado no primeiro LP como "Tory Crimes" - (bateria), o Clash foi formado em Londres em 1976 durante a primeira leva do punk britânico. Strummer fazia parte dos The 101ers e Jones e Simonon da lendária banda de proto-punk London SS. Por influência do empresário Bernie Rhodes, Levene e Simonon recrutaram Strummer. Estava formado o Clash.Keith Levene foi o guitarrista da banda neste começo, mas depois de 5 shows abandonou o grupo sob circustâncias ambíguas. Depois do lançamento do primeiro álbum do Clash, Chimes foi substituído pelo baterista Topper Headon. A banda ficou conhecida por sua visão extremamente esquerdista e pelas roupas que eles pintavam com slogans revolucionários. O primeiro show foi em 1976 como banda de apoio dos Sex Pistols, e então eles assinaram contrato com a CBS Records. O Clash lançou seu primeiro compacto ("White Riot") e seu primeiro álbum (The Clash) em 1977, alcançando sucesso considerável no Reino Unido. Apesar disso a CBS se recusou a lançá-los nos Estados Unidos, só o fazendo dois anos depois. O sucesso e os vários álbuns esconderam os problemas, mas depois do lançamento de ‘’Combat Rock’’, a começou lentamente a se desintegrar. Topper Headon foi demitido devido à problemas com drogas, e o baterista original da banda, Terry Chimes, foi chamado de volta para a turnê seguinte. Depois da turnê ‘’Combat Rock’’ de 1982 ele saiu do Clash, convencido de que o grupo não duraria muito tempo com todas as brigas e desentendimentos. Em 1983, depois de uma longa busca por um novo baterista, Pete Howard foi recrutado e tocou com a formação original em alguns shows nos Estados Unidos.Em setembro de 1983, Strummer e Simonon expulsaram Jones da banda, citando seu comportamento problemático e divergências musicais. Depois de uma série de testes, a banda contratou Nick Shepperd e Vince White, ambos com 23 anos, como seus novos guitarristas. Eles voltaram a se apresentar em janeiro de 1984, e no final do mesmo ano anunciaram que um novo disco estava a caminho.Desiludidos com o álbum, Strummer levou o Clash para viajar pela Inglaterra e Escócia, tocando de graça em esquinas e bares. O grupo apresentou seus últimos shows em 1985. Enquanto isso, ‘’Cut The Crap’’ era lançado, sendo bombardeado pelas críticas e sofrendo vendas pífias.É, uma trajetória complicada, cheia de altos e baixos, mas não podemos negar a maravilhosa herança deixada pela banda. Confere aí o som e muito mais no my space.

Lili Alen – The fear
A inglesinha garota-problema iniciou sua carreira de forma turbulenta. Conhecida por sempre falar o que quer acabou arrumando várias inimizades com outros músicos, principalmente com as cantoras. Após uma fase de muitas mudanças em sua vida, a menina "cresceu" e reapareceu em 2008 com um trabalho diferente, mais maduro e menos contestador. Sobre a vida da moça, ela estudou em mais de dez escolas e até trabalhou numa floricultura, mas acabou indo para a área do showbiz, seguindo o caminho trilhado pelos pais. A londrina estudou música, mas revelou não saber tocar nenhum instrumento. Por isso, conta que dá importância às formas dos vocais das canções. "Sei ler música, então, quando escrevo as letras, consigo visualizar a melodia". Lily fez seu primeiro concerto em maio de 2006.

O Rappa – Minha Alma
Uma das maiores bandas brasileiras O Rappa ficou sempre apresentou fortes críticas e denúncias em suas letras de forte impacto social. Seu ritmo não é exatamente definido nem mesmo pela própria banda. Embora seja de início principalmente reggae e rock, a banda também incorporou elementos de samba, funk, hip-hop, rap, sampler e mpb.Um de seus maiores sucessos, a música "Pescador de Ilusões", do ex-baterista Marcelo Yuka, tornou-se sucesso no CD em que foi lançada primeiramente, Rappa Mundi, e novamente no Acústico MTV de 2006, com o refrão "Valeu a pena, valeu a pena". O mesmo feito de popularidade veio com a música "Me Deixa", também de Marcelo Yuka.Em 2005 foi lançado o Acústico MTV, no qual a banda resgata alguns sucessos e outras músicas nem tão famosas, do primeiro ao último disco lançado na época, e introduz duas músicas inéditas: uma feita especialmente para o Acústico - "Na frente do Reto" - e outra que entraria em O Silêncio Q Precede O Esporro - "Não perca as crianças de vista". O trabalho contou com participação de Maria Rita em "O que sobrou do céu" e "Rodo Cotidiano", e Siba, do Mestre Ambrózio, na rabeca em algumas músicas. O disco também rendeu um DVD com algumas músicas além das presentes no CD.

Nneka – Africans
Cantora nigeriana radicada na Alemanha lança segundo disco, "No Longer at Ease", e arrebanha críticas elogiosas Nneka é nigeriana, linda e tem uma belíssima voz. Seu marcante acento e sua cabeleira estilo black power, revelam suas origens africanas, declaradas também em letras e rimas e ela arrasa ao fundir ritmos como funk, afrobeat, hip hop, jazz e soul. Com tudo isso, dá para entender porque publicações como o jornal inglês "Sunday Times" e os franceses "La Marseillaise" e "Libération", entre outros, a apresentam como "a nova Lauryn Hill". A comparação faz sentido, e a diva americana e sua extinta banda, o Fugees, são, certamente, uma de suas referências. Se a estréia impressionou, em "No Longer at Ease", álbum que saiu em 2008 no exterior, Nneka aprimorou suas influências e, pela primeira vez, foi ouvida pelo grande público.

Ben Harper – Steal my Kisses
Ben Harper cresceu ouvindo blues, folk, soul, R&B e reggae e aprendeu a tocar guitarra ainda criança. Na adolescência montou diversas bandas, sempre influenciado por nomes como Blues Traveler, Hootie & the Blowfish e Phish. Por ser muito religioso sempre passa uma mensagem cristã nas suas músicas. Sua carreira profissional como artista solo começou em 1993 com “Welcome To The Cruel World”. Sempre seguindo um intervalo de dois anos, foram lançados mais cinco discos. Em 2007 gravou em parceria com a cantora brasileira Vanessa da Mata a canção "Good Luck".

6 comentários:

Luiz Paulo Teló disse...

Bacana!

No quarto programa podia rolar um Cazuza, Down em mim...


E, de quebra, um Wander Wildner...

Mazááá!!

Abraço, gurizada!

William Oliveira disse...

Oi, Sabrina!

Ainda to esperando meu pedido. ;)

Podia rolar um Cachorro Grande, também.

Abraço, o programa está ótimo!

Anônimo disse...

nao ta funfando a radio ao vivo pela net!!
pelo amor de deus atualizem isso que estou surtando sem a radio

Samanta disse...

Oi Sabrina!!!
To adorando a nova programação da rádio! Muito mais interativa!!!
Pode rolar um Zeca Baleiro e Cidadão Quem...
Beijo Queridona...

Samanta Koslowski
Cerro Grande do Sul/POA

Filipe Vieira disse...

A voz da Fernanda Takai é algo !
faz o cara delirar só em ouvir ...

Show !

Rodrigo Vietnã disse...

Realmente Filipe a voz dela é um encanto ! Dá vontade de ouvir o dia todo !
bj, Dani